segunda-feira, 27 de julho de 2009

MARCHAS POPULARES

O Terrim glamoroso e a sua côr,
no recinto de dança está entrando,
e, no seu coração, a dedicação de muito amor,
amor, que sem palavras, ao ritmo da dança vai falando.

Os aplausos são uma boa retribuição,
de amistoso carinho e encorajamento
de como quem diz:
Obrigado Terrim, pela vossa simpática participação.


Gostava de recuar no Tempo e jogar a Máquina Fotografica fora e, inibriar-me deste encanto da Arte de bem representar e Dançar, gostava de ficar assim, parado, sem nenhuma obrigação e, apreciar ao promenor este magnífico conjunto das Marchas Populares do Terrim, extraordináriamente bem ensaiadas pelo Sr Luis Feio e Isabel Ferreira.
jacob

terça-feira, 21 de julho de 2009

sábado, 18 de julho de 2009

CDU 2009 NO TERRIM


A todos os presentes as minhas desculpas pela má qualidade da Foto, mas, em especial ao Sr Manuel Lagarto, o candidato à Presidência da Junta de Freguesia do Pinhal Novo. Esta é uma Foto única e talvez de recordação à posteriore, já que nela e, por defeito, é a personalidade que mais devia estar destacada em termos de actualidade - o candidato à Junta de Freguesia o Sr Manuel Joaquim Fernandes Lagarto - não é de maneira nenhuma uma falta de atenção da nossa parte em relação à sua pessoa, já que conhecemos o seu curriculum ou seja a sua posição em termos de valores humanitários - o que muito admiramos em si - também sabemos das suas preocupações em relação às situações de carência na nossa Freguesia assim como, do seu interesse em solucionar questões regionais e no âmbito dos anseios das populações locais, a sua visita fez renascer em nós a esperança de que vale a pena partecipar para o bem estar de todos. Sr Manuel Lagarto deixe-me que lhe diga, e, não querendo de maneira alguma substimar o seu valor, e, não querendo dar conselhos, continui e, chegue a todos os locais da Freguesia, e, coloque as cartas na mesa - contem comigo se fôr eleito para Presidente da junta de Freguesia do Pinhal Novo - faça-o assim como o fez no Terrim frontalmente e sem papas na Língua. (desculpe-me mais uma vez a ousadia, dos termos usados e da foto que não lhe está favorável).
jacob

sábado, 11 de julho de 2009

O CICLO DO MEL - ALMOÇO

Foi lindo e encantador os momentos vividos e proporcionados através da realização do Ciclo do Mel; inesquéciveis vivências de amizade e convívio que irão perdurar até ao próximo evento a realizar-se na nossa Associação. O Ciclo do Mel foi de tal maneira gratificante pela Alegria, pela boa disposição a todos os níveis, desde a organização,à decoração, à mestria do cozinheiro "MCP" na arte de confecionar a Caldeirada dando-lhe caracteristicas muito especiais, como: cheiro e paladar Marinho, e, que dizer daqueles Bolos tão saborosos tão apetitosos ofertados pelo encanto Feminino. Temos também que agradecer a ASL-Tomé Sociedade Vinícola Ldª pelos seus excelentes Vinhos, assim como a Soares & Silva - Panificação pela oferta do gostoso Pão, Agradecemos também ao Sr João Frescata Fernandes pelos Queijos de Ovelha gostosíssimos, muito bons e, o Peixe fresquíssimo vindo da Peixaria Popular, representada pelo Amigo Figueiras, que conjectura formidável,tudo do melhor, Vinho, Pão, Queijo, Azeitonas e Caldeira, como sobremesa: Bolos e de Mel, Salada de Frutas e para finalizar Favo de Mel. Espero que compreendam este entusiasmo descritivo, mas mesmo assim ele ainda está muito áquem da minha realidade vivida, é difícil de explicar por palavras a Alegria, o Convívio, os Relacionamentos dialogados proporcionados por este Evento, O ciclo do Mel.
Auxiliares de Cozinha

Sebastião,Estelinda e M AlgarvioSebastião e Baião











Cozinheiro e Ajudantes

Amador,MCP,AntónioMCP,António Santos











MCP,Mário
Com o cargo de Supervisor e não só, temos o nosso Amigo Amador observando com atenção os promenores para que tudo esteja nos conformes, para que nada falte nas Mesas.
A Malta da Pesada e bons Garfos, cumprimentos do Amigo Coelho que não pode estar presente e também nossos para todos os frequentadores e sócios dos Alentejanos da Baixa da Banheira.
Panorâmica da nossa Sala ainda no Início
Os agradecimentos e palestrando sobre o Ciclo do Mel, pelos Oradores:Manuel Algarvio e Manuel C Paulino
Manuel AlgarvioMCP
Em quantidade e qualidade oferta generosa do Apicultor Manuel C Paulino - O Favo.












Será que o Nuno procura...? e o Amador parece dizer ao Nuno ali, ali, ali!
O nosso Amigo Figueiras "o Homem do Peixe" tem toda a razão para estar contente, prometeu e cumprio na qualidade do Peixe.
Onde tudo começou,
numa conversa de amigos,
agora, tudo terminou
numa conversa de amigos.
Ansiosamente esperando um novo Ciclo de Mel - 2010

aljbeja

sexta-feira, 10 de julho de 2009

quinta-feira, 9 de julho de 2009

O CICLO DO MEL - A CRESTAÇÃO

Foi com imenso prazer e alegria que aceitamos o convite do Sr Manuel C Paulino para uma aula de Crestação.Iremos ser breves na exposição e nos detalhes da nossa aprendizagem como se impõe.Nesta imagem vemos a mesa desoperculadora contendo já alguns quadros com os respectivos favos desoperculados prontos a irem para a centrifugadora, aqui o Apicultor está desoperculando um favo com a respectiva faca, retira-se assim uma película fina de cera para que o favo possa deixar escorrer o mel.Inserindo na centrifugadora o respectivo quadro já com o favo desoperculado.












Depois de centrifugado o Mel é recolhido e passa para o coador.






Depois do Mel ter passado pelo coador e após algum tempo as finíssimas particulas de cera vêm à superfície e então este delícioso, benéfico e terapêutico produto pode ser embalado.

O amigo Arnaldo auxiliando no demonstractivo enchimento do Frasco.O Apicultor MCP demonstrando e finalizando com o fecho do Frasco.Este é o resultado final da nossa aprendizagem. Um Mel delícioso.
Conseguimos todos chegar ao fim e com muita satisfação e alegria apesar de termos de suportar uma temperatura ambiental natural à Crestação e o incomodo por vezes de algumas Abelhas à nossa volta, mas valeu a pena tanto que para o Ano já nos inscrevemos tal foram os fantásticos momentos por todos nós vividos. MCP obrigado pela paciência e boa disposição demonstrada ao longo de toda a Aula.
jacob

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Saudade

Esta é mais uma das utilidades dos Blogs.

Para o Filho do meu colega Baião e Clotilde que se encontra na Bélgica, o Hugo, desejamos-lhe muitas felicidades para a sua nova vida e uma rápida adaptação ao novo ambiente. Por outras paragens diz-se: tói, tói, tói.Estes dois Artistas amadores estão em karaoke cantando de Cesária Evora a linda canção, saudade, dedicada ao nosso Amigo, o Hugo.
 
E-mail _ Associação do Terrim