quinta-feira, 9 de julho de 2009

O CICLO DO MEL - A CRESTAÇÃO

Foi com imenso prazer e alegria que aceitamos o convite do Sr Manuel C Paulino para uma aula de Crestação.Iremos ser breves na exposição e nos detalhes da nossa aprendizagem como se impõe.Nesta imagem vemos a mesa desoperculadora contendo já alguns quadros com os respectivos favos desoperculados prontos a irem para a centrifugadora, aqui o Apicultor está desoperculando um favo com a respectiva faca, retira-se assim uma película fina de cera para que o favo possa deixar escorrer o mel.Inserindo na centrifugadora o respectivo quadro já com o favo desoperculado.












Depois de centrifugado o Mel é recolhido e passa para o coador.






Depois do Mel ter passado pelo coador e após algum tempo as finíssimas particulas de cera vêm à superfície e então este delícioso, benéfico e terapêutico produto pode ser embalado.

O amigo Arnaldo auxiliando no demonstractivo enchimento do Frasco.O Apicultor MCP demonstrando e finalizando com o fecho do Frasco.Este é o resultado final da nossa aprendizagem. Um Mel delícioso.
Conseguimos todos chegar ao fim e com muita satisfação e alegria apesar de termos de suportar uma temperatura ambiental natural à Crestação e o incomodo por vezes de algumas Abelhas à nossa volta, mas valeu a pena tanto que para o Ano já nos inscrevemos tal foram os fantásticos momentos por todos nós vividos. MCP obrigado pela paciência e boa disposição demonstrada ao longo de toda a Aula.
jacob

6 comentários:

  1. Isso é LINDO!! MANEL DO MEL!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, se quiseres ensino-te a fazer uns truques nos matraquilhos :) Fica bem rapazola, vou-te mandar um frasquinho de mel podrefácto.

      Eliminar
  2. OPAH olha o MANEL DO MEL, O HOMEM DA-LHE BUE, Ccomo e que fazes aquela cena nos matrecos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá rapazola, sempre tive um "dõ" para os matrecos, dês de pequeno que jogo com o meu pai, e bersunto as pegas dos matrecos com mel podre a cheirar a merda nojenta. Depois também te ensino a mandar umas jardinhas se quiseres.

      Eliminar
  3. MANEL DE MEL????? ÉS MESMO TU????? Tenho q passar pelo " Terrim " pra fazermos uma caça as abelhas...
    Aproveito para te deafiar pra uma matrecada á antiga sem mel nas pegas, aviso ja!...

    ResponderEliminar
  4. como é manelao tdo doce ctg?
    Como vai a tia e os primos, espero ke ja a tenhas engravidado ...
    abraço aqui do teu amigo jose coves

    ResponderEliminar

 
E-mail _ Associação do Terrim