domingo, 4 de outubro de 2009

RECORDANDO DIÁLOGOS

Por vezes a vida leva-nos forçosamente para outras paragens, não que se parta com Alegria, sabendo-se que para trás fica a nossa Fortuna, a Família. Alguns destes momentos são tristes e pesarosos para quem parte, pois vai só e deixa momentâneamente a Esperança na incerteza do Futuro; é preciso muita coragem para se ser Imigrante ou muita malapata por se ser português, já que, não é de livre vontade o abandono de familiares, amizades e, hábitos e costumes vivênciados ao longo de muitos anos que moldaram as nossas vidas numa perspectiva de Felicidade. Ser-se imigrante é acima de tudo, ser-se corajoso para suportar a ausência de tudo o que se tinha sonhado.
Falando com o nosso amigo Zé Manel e ouvindo-o atentamente recordo com alegria a sua sorte de imigrante:
ZM - tive muita sorte pelo País de acolhimento - a França - no decorrer do Tempo pude constatar e com grande admiração minha, de que, o que para mim era uma utopia em Portugal, tornou-se realidade neste lindo País, a França; responsabilidade assumida a todos os níveis, simpatia e prestativos a nível de atendimento público, na Saúde Pública são excepcionais, na ...
Pela forma como o nosso amigo José Manuel em termos de adaptação ao novo ambiente - apesar de ser acolhedor - e nas dificuldades de aprendizagem dum novo idioma, na integração da sua vida na nova sociedade, nas dificuldades iniciais em toda amplitude do seu movimento fisico e mental, só ouvi do nosso amigo ZM, os maiores elogios à democracia francesa e, ainda o ouvi dizer: Quando estou aqui - em Portugal - tenho saudades do respeito e da civilidade da democracia francesa - no meu caso no cumprimento integral dos meus direitos e, quando estou lá - na França - tenho saudades da minha Família, do meu canto, dos Amigos, dos meus projectos adiados e do nosso lindo País com as suas tradições e costumes.
As palavras que definem o imigrante são: Saudade, Coragem e Futuro.
Homenagem ao Imigrante na pessoa do Amigo José Manuel.

jacob

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
E-mail _ Associação do Terrim